segunda-feira, 16 de maio de 2011

Monowi, a cidade com apenas uma habitante

Uma placa anuncia ao viajante que chegou à Monowi, em Nebraska que apenas há um residente. Em pleno apogeu na década de 1930 a cidade tinha absurdos 150 residentes, mas depois da chegada da ferrovia a população começou a declinar tanto que na actualidade só uma pessoa habita a cidade: Elsie Eiler, de 77 anos. 
Segundo os Censos americanos, Monowi é a única cidade incorporada nos Estados Unidos com apenas um habitante.
Eiler vive perto do único comércio do local: a Taverna de Monowi, que comprou junto com seu esposo em 1971. Ela é proprietária e ao mesmo tempo administradora do lugar, onde passa 12 horas diárias servindo comida e bebida. Eiler também opera a biblioteca, um pequeno prédio meio destruído com 5.000 livros dedicados a seu marido, um leitor devoto.
A loja principal de Monowi fechou quando iniciou a Segunda Guerra Mundial e o dono mudou-se da cidade para se alistar na Junta de Recrutamento.
Eiler vive sozinha desde a morte de seu marido em 2004, mas nega-se a abandonar o povoado porque ali "é a sua casa". Aos 77 anos Elsie Eiler é sumamente activa e como única habitante de Monowi, ostenta todos os títulos imagináveis: a mais rica, a mais sábia, a mais bela, a mais jovem... do lugar.

1 comentário:

  1. meu deus!!! :O será q ela se sente sozinha?? qualquer coisa é só ela m chamar q eu vou morar pra lá!!! kkk

    ResponderEliminar