segunda-feira, 14 de novembro de 2011

E se existirem mais obras perdidas de Leonardo da Vinci?

"Salvator Mundi", uma pintura de Jesus Cristo, foi identificada como obra original de Leonardo da Vinci. Durante anos pensava-se que a pintura era da autoria de um dos alunos ou associados ao pintor mas, depois de um período de estudo e conservação concluiu-se que a obra é da autoria do próprio da Vinci.
Actualmente existem 15 trabalhos de Leonardo da Vinci no mundo autenticados e o último a ter sido descoberto tinha sido "Bennois Madonna", há mais de 100 anos. Mais recentemente foi descoberto um desenho a giz, "The beautiful Princess".
Martin Kempt, professor de história da arte na universidade de Oxford, avançou à CNN, que provavelmente não existem mais de 20 obras de da Vinci no mundo, o que sugere que podem haver ainda 5 por descobrir.
Sendo que dois trabalhos de Leonardo da Vinci foram descobertos, num espaço de 5 anos, estudiosos acreditam que podem ainda existir mais trabalhos perdidos do pintor.
"Salvator Mundi" foi vendido em 1958 por cerca de 52 euros, pelos descendentes do colecionador britânico Frederick Cook, que comprou a pintura em 1900. Hoje, estima-se que a obra valha cerca de 146 milhões de euros, segundo os estudiosos.
A pintura tem 500 anos e é a estrela da exposição, da galeria nacional de Londres, aberta ao público, intitulada de "Leonardo da Vinci: Painter of the Court of Milan".
Quem quiser ver a pintura pode fazê-lo desde já e até dia 9 de Fevereiro de 2012.
Fonte: Visão

Sem comentários:

Enviar um comentário