«Nunca vi nada assim», afirma José de Jesus, o homem que encontrou um cogumelo gigante, com mais de três quilos, na aldeia de Frades do Rio, em Montalegre (Portugal). Perante o fenómeno, foi a própria autarquia que divulgou a raridade, através de um comunicado enviado aos órgãos de comunicação social.
Produtos agrícolas de volume incomum têm, nos últimos tempos, brotado em Montalegre. Antes deste cogumelo, em Outubro já tinham sido identificadas maçãs de dimensões invulgares.
O fungo está agora em exposição no Ecomuseu de Barroso Espaço Padre Fontes. José de Jesus explica que todos os anos se dedica a apanhar cogumelos. «Foi numa zona de carvalhos que o encontrei. Estava embrulhado na vegetação», recorda.
Minutos depois confessa que uns dias antes, já tinha encontrado outro fungo de proporções idênticas. Mas esse não o deu ao museu. «Foi para comer», admite.
Quanto ao tamanho do cogumelo, José de Jesus acredita que se deve ao facto de estar num local protegido, «onde o frio e o gelo não chegavam».
Fonte: TVI
O que fica por esclarecer é se este cogumelo é ou não comestível. Deduzo que sim, pelo teor da notícia, mas não fico 100% seguro...
ResponderEliminar