domingo, 26 de junho de 2011

Encontrado barco com quase 5 mil anos na base da pirâmide de Gizé

Arqueólogos japoneses e egípcios começaram a desenterrar nesta quinta-feira um barco de mais de 4,5 mil anos encontradona base da Grande Pirâmide de Gizé, uma das principais atracções turísticas do Egipto e que acredita-se ter sido construída por ordem do faraó Quéops para servir como sua tumba.
A embarcação é uma das duas enterradas junto com o faraó da Quarta Dinastia, que governou o Egipto Antigo durante 23 anos por volta de 2680 a.C., e deveriam carregar a sua alma em viagens diárias acompanhando o deus-Sol Amon-Rá, do qual era considerado filho, no mundo pós-vida.
O primeiro barco, com cerca de 43 metros, foi descoberto desmontado em um poço ao lado da pirâmide em 1954. As suas 1224 partes foram remontadas em 1971 e agora está em exposição em um museu no local. Ainda em 1954, os arqueólogos encontraram evidências de um segundo poço que guardaria outro barco também desmontado, o que só foi confirmado por pesquisas em 1987. Agora, os arqueólogos removeram os 41 blocos de calcário de 16 toneladas cada que o cobriam e darão início à sua restauração, patrocinada por um fundo de US$ 10 milhões da Universidade de Waseda, no Japão.
- Este é um dos mais importantes projetos de arqueologia e conservação do mundo - considerou Zahi Hawass, arqueólogo e ministro de Antiguidades do Egipto.


Nota: a imagem acima não pertence a esta descoberta, mas sim ao barco anterior. Até ao momento não revelaram fotografias desta nova descoberta que se consigam visualizar correctamente.

Sem comentários:

Enviar um comentário