segunda-feira, 27 de junho de 2011

Tailandês retira alimentos do óleo a ferver com as mãos sem se queimar

Kann Trichan é um cozinheiro tailandês ao extremo. Kann é capaz de meter as suas mãos em óleo a ferver sem queimar-se nem ficar cheio de bolhas resultantes de queimaduras. 
Quando coloca ou retira os pedaços de frango para serem fritos na gordura, faz apenas com as mãos e sem a ajuda de nenhum utensílio.
Kann conta que "quando ponho as minhas mãos no óleo, sinto a temperatura, mas não me queima. Posso fritar bolinhos de arroz, frango, e muitas outras coisas usando só as minhas mãos."
Há sete anos descobriu "o seu talento" quando acidentalmente foi salpicado com óleo quente, mas não sofreu lesões
- "A gordura voou por todas partes, cabeça, braços e mãos. Doeu, mas lembro-me que procurei um espelho, esperando ver as bolhas e manchas vermelhas, mas não tinha nada. E mais, poucas horas depois o avermelhamento da pele já tinha desaparecido. Não tinha nada".
Para o assombro dos seus colegas na praça do mercado, voltou a trabalhar no dia seguinte.
Foi depois daquele incidente que Kann começou a experimentar e a recolher os pedaços de frango frito da caçarola com as mãos. Segundo ele mesmo conta, as pessoas ficam fascinadas pois nunca viram algo assim. Actualmente recebe clientes de todos os cantos do mundo só para comprar o seu frango e ver como utiliza as suas mãos como se fossem colheres.

Kann Trichan está catalogado no Livro Guinness dos Recordes por ter recolhido 20 peças de frango frito em óleo a ferver em menos de 1 minuto.
.

Lâmpada misteriosa com 110 anos nos EUA

Uma lâmpada em uma central de bombeiros na Califórnia está acesa há 110 anos e ninguém sabe como ou por que ainda não parou de funcionar.
A lâmpada foi acesa em 1901 na cidade de Livermore, norte da Califórnia e foi apagada apenas por alguns cortes de energia e a mudança de prédio dos bombeiros em 1976.
A lâmpada famosa e misteriosa tem até um comité formado pelos seus 100 anos. O presidente é o chefe de divisão dos bombeiros aposentado, Lynn Owens. 'Ninguém sabe como é possível uma lâmpada funcionar por tanto tempo', disse Owens.
Ele acrescenta que a corrente baixa que alimenta a lâmpada de 60 watts pode ter prolongado a sua vida, mas ninguém descobriu porque continua a brilhar. Owens afirma que cientistas de todos os Estados Unidos já foram ver a lâmpada. A lâmpada entrou para o livro Guinness World Record e já virou atracção turística de Livermore.
"A lâmpada foi criada por um inventor chamado Adolphe Chaillet, que foi convidado pelo governo do Estado de Ohio para fundar uma fábrica de lâmpadas no século XIX. Ele aceitou o convite e criou uma lâmpada especial", um presente para os bombeiros, afirmou Steve Bunn, que faz parte do comité.
Bunn disse que, no começo pensou que a lâmpada centenária era um objecto comum, mas depois descobriu que ela custou muito mais do que as outras e sua fabricação, à mão, deu muito mais trabalho.
E a lâmpada famosa já demonstra isto na aparência de seus filamentos. "A primeira coisa que fiz quando olhei para cima foi notar que o filamento escrevia a palavra 'no' (não, em inglês). Mas, então, olhei novamente e vi que de facto ela dizia 'on', (ligada em inglês)", conta Steve Bunn. 

Os 110 anos da lâmpada dos bombeiros de Livermore são comemorados este mês.

domingo, 26 de junho de 2011

Encontrado barco com quase 5 mil anos na base da pirâmide de Gizé

Arqueólogos japoneses e egípcios começaram a desenterrar nesta quinta-feira um barco de mais de 4,5 mil anos encontradona base da Grande Pirâmide de Gizé, uma das principais atracções turísticas do Egipto e que acredita-se ter sido construída por ordem do faraó Quéops para servir como sua tumba.
A embarcação é uma das duas enterradas junto com o faraó da Quarta Dinastia, que governou o Egipto Antigo durante 23 anos por volta de 2680 a.C., e deveriam carregar a sua alma em viagens diárias acompanhando o deus-Sol Amon-Rá, do qual era considerado filho, no mundo pós-vida.
O primeiro barco, com cerca de 43 metros, foi descoberto desmontado em um poço ao lado da pirâmide em 1954. As suas 1224 partes foram remontadas em 1971 e agora está em exposição em um museu no local. Ainda em 1954, os arqueólogos encontraram evidências de um segundo poço que guardaria outro barco também desmontado, o que só foi confirmado por pesquisas em 1987. Agora, os arqueólogos removeram os 41 blocos de calcário de 16 toneladas cada que o cobriam e darão início à sua restauração, patrocinada por um fundo de US$ 10 milhões da Universidade de Waseda, no Japão.
- Este é um dos mais importantes projetos de arqueologia e conservação do mundo - considerou Zahi Hawass, arqueólogo e ministro de Antiguidades do Egipto.


Nota: a imagem acima não pertence a esta descoberta, mas sim ao barco anterior. Até ao momento não revelaram fotografias desta nova descoberta que se consigam visualizar correctamente.

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Americano acha cartão SD intacto no mar com fotos de 2007

Peter Govaars caminhava com a sua filha pela Hidden Beach em Aptos, na Califórnia, quando encontrou um pedaço de plástico e percebeu que se tratava da carcaça de uma câmara fotográfica. Reparou que o cartão de memória SD ainda parecia estar intacto, e, quando o testou no seu computador, encontrou fotos tiradas durante duas semanas em Junho de 2007.
Pai e filha foram naquele dia à praia para ver a destruição causada na costa depois de dois dias seguidos de tempestades no fim de Março, o que pode ter feito com que a carcaça da câmara chegasse à margem. O caso foi noticiado neste domingo pelo site "Santa Cruz Sentinel".
O homem acredita que as fotos sejam de uma família latina provavelmente da região de San Diego, Califórnia. Peter postou recentemente algumas fotos no Flickr para procurar de quem poderia ser o dono ou a dona das fotos, e colocou também imagens mostrando o estado em que a câmera fotográfica foi encontrada na praia.
A última foto gravada no cartão é de 11 de Junho de 2007, e mostra o que aparenta ser um leão marinho, possivelmente momentos antes ou até durante a queda da câmara ao mar.

segunda-feira, 20 de junho de 2011

A ilha de Socotra


Socotra é um pequeno arquipélago formado por quatro ilhas no Oceano Índico, em frente à costa do Chifre da África.
Parece ser um dos poucos paraísos na terra, onde ainda existe uma importante diversidade biológica com uma rica e diferente flora e fauna: 37% das 825 espécies de plantas de Socotra, 90% de seus répteis e 95% de seus caracóis, não existem em nenhuma outra parte do mundo.
Umas das plantas mais estranhas de Socotra é a Dracaena cinnabari, uma árvore de estranha aparência com formas de guarda-chuva. A sua seiva, de cor vermelha, era procurada na antiguidade para ser usada na medicina.




quinta-feira, 16 de junho de 2011

Árvores cobertas com teias de aranha no Paquistão

Este fenómeno foi o efeito inesperado de uma grande inundação ocorrida no Paquistão no ano passado. Milhões de aranhas subiram às árvores em busca de refúgio e envolveram-nas quase completamente, num emaranhado de teias que produziram um visual belo e assustador.
Os habitantes locais afirmam nunca terem visto fenómeno semelhante antes, e também notaram que há menos mosquitos do que o esperado, principalmente porque as águas ainda não recuaram totalmente.
Acredita-se que os mosquitos ficam presos nas teias reduzindo o risco de malária, beneficiando a população que já sofrem com as chuvas da última grande monção, que deixaram um quinto do país debaixo de água.

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Capturada Lagosta Azul no Canadá

Apenas uma em cada quatro milhões de lagostas é azul (espécie procambarus alleni), uma mutação genética na coloração que a torna uma criatura interessante. Esta lagosta azul, a única desde 2009, foi capturada ao largo da costa da Ilha do Príncipe Eduardo, uma das dez províncias do Canadá na quarta-feira passada.
Blair Doucette, o pescador que capturou a lagosta, diz que nunca tinha capturado uma lagosta azul nos seus 30 anos de pesca. Blair está pensando em doar a lagosta a um aquário local.

Fez 51 cirurgias plásticas para ficar parecida com Nefertiti

Foram 51 cirurgias plásticas para esta mulher ter o rosto da rainha egípcia Nefertiti.
Há 20 anos, Nileen Namita achou que era a encarnação da rainha egípcia Nefertiti. Pagou cerca de 100.000€ pelas cirurgias para fazer alterações no rosto, nariz e lábios. Agora tem quase 50 anos e acredita que o seu rosto é de uma mulher de 25 anos de idade.

terça-feira, 14 de junho de 2011

Relógios em Itália andam para trás

Na semana passada ocorreu um fenómeno misterioso na Sicília (Itália). Vários relógios digitais passaram a andar para trás na ilha. Muitos deles voltaram 15 minutos no tempo, segundo o jornal "La Repubblica".
As explicações variaram desde interferência alienígena, passando por poltergeist, actividade do vulcão Etna e até explosões solares. A explicação mais plausível parece ser: problemas eléctricos causados por cabos subterrâneos.
Os relógios andam para trás fazendo as pessoas se atrasarem para a escola, trabalho, e algumas pessoas até perderam voos de avião por causa da mudança no relógio.
O fenómeno só acontece em relógios ligados à tomada.

terça-feira, 7 de junho de 2011

Mulher apanha autocarro errado e aparece 25 anos depois

Uma senhora de 76 anos que apanhou um autocarro errado finalmente conseguiu achar o caminho de volta pra casa… 25 anos depois.
Em 1982, a muçulmana nascida na Malásia Jaeyaena Beuraheng embarcou num autocarro que deveria levá-la para Narathiwat, uma província de maioria muçulmana no sul da Tailândia. Mas a pobre senhora entrou no autocarro errado, e foi parar 1.200 km a norte de Bangcoque.
Jaeyaena juntou o que restava do seu dinheiro e comprou um bilhete de volta. Mas novamente apanhou o autocarro errado, e foi parar mais 700 km a norte.
Sem saber falar, ler ou escrever na língua local, ela sobreviveu pedindo esmolas durante cinco anos, até ser presa e encaminhada para um centro de sem abrigo. Lá, ela viveu de 1987 até hoje sem emitir uma única palavra, apenas murmurando sons que ninguém entendia.
“Foi só quando estudantes vestidos como muçulmanos a visitaram e ela começou a conversar com eles que nós percebemos que ela não era muda”, disse o director do centro, Jintana Satjang.
Depois de 25 anos de silêncio e solidão, ela contou a sua história aos estudantes, que a ajudaram a finalmente reencontrar o caminho de casa e ir ao encontro dos seus oito filhos.

Menino chinês nasce com "máscara"

O pequeno Kang Kang, ainda não compreende que o seu rosto está dividido ao nível da boca. Os médicos não conseguem explicar a que se deve a sua aparência. O menino nasceu com uma rara deformação facial que divide o seu rosto em duas partes aparentemente sobrepostas, como se usasse uma máscara.
A sua mãe, Yi Xilian, diz que a gravidez foi normal e após todas os testes asseguraram-lhe que o menino não teria problemas. Quando a mulher deu à luz no hospital de Changsha, província de Hunan, não lhe permitiram ver o seu filho:

– “Depois de muita insistência, o meu marido advertiu-me para que não ficasse triste, mas disse que apanhou um susto quando viu o pequeno”, relatou a mãe.
O doutor Wang Duquan, que acompanha o caso, explica que há possíveis causas, mas não tem certeza sobre a deformidade do menino: uma infecção durante o desenvolvimento embrionário ou algum medicamento tomado pela mãe durante a gravidez.

A mãe descartou a ingestão de qualquer medicamento e assegura que só tomou alguns meses antes um remédio para não abortar.
O doutor Wang, por sua vez, considera este caso muito raro.
O especialista acha que o menino tem um desenvolvimento cerebral normal e propôs como solução a cirurgia estética.

As duas possíveis intervenções custariam entre 40 a 60 mil euros, mas a família lamenta não ter essa quantidade para resolver o problema do seu filho.
As cirurgias tratariam de igualar as duas divisões do rosto, o músculo profundo e depois tentaria reconstruir os ossos da face, mas adverte que os resultados são imprevisíveis.

O rapaz que chora lágrimas de sangue


No estado do Tennessee, vive um adolescente que chora lágrimas de sangue. Muitos começaram a dizer que Calvino Imman estava possuído e acharam que era algum tipo de força sobrenatural.
"Dizem que isto é coisa de espíritos maus, começaram a chamar-me filho do diabo", diz o rapaz com tristeza, um adolescente muito simpático e extremamente bem-humorado.
Desde Maio, Calvino já não sai de casa sozinho, muitas vezes volta mais cedo da escola e não dorme bem. A mãe conta que não consegue descansar sabendo que, de repente, o filho aparece com os olhos cheios de lágrimas que não são de tristeza.
No Instituto de Oftalmologia da Universidade do Tennessee, em Memphis, dois pesquisadores ficaram perplexos. Barret Haik e o professor James Fleming já descartaram todas as nove hipóteses possíveis pela ciência. Sabem que Calvino não teve traumas, não tem tumores, nenhum tipo de hemorragia hereditária, nem qualquer rompimento de vasos. 
Os médicos dizem que em quase 50 anos souberam de quatro casos raros como este. E se existe algum conforto é que, em todos, o sangramento parou sozinho, depois de meses ou anos.
Eles acreditam que a resposta está escondida nalguma parte do cérebro de Calvino, mas para encontrá-la, teriam que fazer uma complicada e perigosa cirurgia. Por enquanto, sabem que o sangue passa por uma glândula que fica na altura da sobrancelha, se mistura com as lágrimas e desce até aos olhos. E, assim como numa crise de choro, às vezes as lágrimas de sangue acabam escorrendo também pelo nariz.
Desde que o fenómeno começou, os sangramentos só não aconteceram em dois dias. Depois de mais de 60 dias de angústia, o medo da morte diminui e entre os vizinhos circula agora um novo tipo de comentário. "As pessoas dizem que eu sou um anjo, que tenho o poder de curar".
A lenda apareceu na Idade Média. Há mais de 800 anos, escritores europeus começaram a contar que Maria, a mãe de Jesus Cristo, teria chorado lágrimas de sangue ao ver o filho morto na cruz.




segunda-feira, 6 de junho de 2011

Coelho sem orelhas devido à radiação no Japão

Um coelho nasceu sem orelhas em Namie Tsushima, uma localidade japonesa a apenas 30 quilómetros da central nuclear de Fukushima, que colapsou depois do terramoto e tsunami de 11 de Março, escreve o El Mundo. 
O nascimento do mamífero potenciou os receios de que os bebés humanos venham a sofrer consequências pela exposição à radiação.
Alguns especialistas já confirmaram que a deformação do coelho se deve à fuga radioactiva de há três meses na central. 
Apesar destas primeiras análises, ainda faltam estudos mais aprofundados para determinar a relação de causa-efeito.
Cerca de 5 mil pessoas que viviam nos arredores da central já abandonaram as suas casas.

Gémeos de 92 anos morrem no mesmo dia

Dois gémeos frades franciscanos que passaram a maior parte dos seus 92 anos juntos morreram no mesmo dia, de parada cardíaca, na Flórida (EUA).
Julian e Adrian Riester frequentaram a escola juntos, viajaram juntos pelos Estados Unidos e entraram juntos na mesma ordem franciscana.
Nascidos com apenas alguns segundos de diferença em 27 de Março de 1919, morreram em um intervalo inferior a 12 horas na última quarta-feira, segundo parentes.
"É um fim quase poético para a sua notável história de vida", disse à Associated Press Tom Missel, porta-voz da Universidade Bonaventure, em Nova York, onde os irmãos passaram grande parte de sua vida.
"É incrível ouvir (sobre a morte dos dois), mas não surpreende, considerando o faCto de que eles faziam tudo juntos."
Nascidos em Buffalo, Nova York, eles eram conhecidos na Bonaventure por as suas habilidades manuais como jardineiros e carpinteiros, informou o jornal Buffalo News.
Segundo o jornal, o único período em que os frades ficaram em diferentes Estados dos EUA foi entre 1946 a 1951, quando se dedicaram a sacristias distintas - um morou em Boston; o outro, em Manhattan.
"Eles tinham uma conexão íntima, em que nenhum dos dois era egoísta", disse o seu primo, Micheal Riester, ao jornal local.
Eles mudaram-se para a Flórida em 2008 e estavam hospitalizados. Serão enterrados juntos na cidade de St. Petersburg.

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Homem causa apagão em hospital para jogar Silent Hill

Um homem causou um blackout de 45 minutos num hospital holandês. O motivo? Curiosamente, o jogo Silent Hill.
O homem, identificado apenas como Jan H., entrou no Sophia Hospital, na Holanda, e foi até ao porão do prédio, onde cortou a energia e forçou o blackout de 45 minutos. 

As pessoas ficaram presas nos elevadores e os médicos tiveram que cuidar pessoalmente dos pacientes que precisavam de cuidados intensivos. Felizmente, ninguém se feriu.
Por incrível que pareça, Jan foi declarado inocente, pois o júri decidiu que ele “não sabia as verdadeiras consequências dos seus actos“. 

Jan alegou estar sob profunda hipnose, o que o levou a acreditar que estava a jogar Silent Hill. Disse que acreditava que, ao desligar a energia do hospital, conseguiria encontrar uma escova de dentes (???) que o ajudaria a resolver um puzzle do jogo, conhecido por ser o pioneiro no género do horror psicológico.