segunda-feira, 4 de abril de 2011

Impressora que imprime chocolate em 3D



O projecto, criado pelo brasileiro Marcelo Coelho, ligado ao famoso Massachussets Institute of Technology, nos Estados Unidos, e com o israelense Amit Zoran, pode virar realidade a ponto de ser comercializado.
Desenvolvido desde o início de 2010, o projecto Cornucopia tem como objectivo criar uma impressora 3D de comida.

Por enquanto, a impressora 3D é formada por um braço robótico que prepara alimentos mas, ainda vai sofrendo modificações.
Com a invenção, eles pretendem aumentar a criatividade na cozinha, fornecendo um instrumento inovador que ajude os usuários a pensar em novas receitas.
O primeiro protótipo do projecto, chamado Digital Fabricator, usava cápsulas semelhantes aos cartuchos de impressora a jacto de tinta, porém, com ingredientes para fazer um almoço. A receita era escolhida pela tela do aparelho.
Segundo Marcelo, a impressora que tem acesso à internet, prepara os ingredientes com modelagem milimétrica e precisão de temperatura.
Já o braço mecânico, chamado de Robotic Chief, corta os alimentos a laser, insere os temperos através de seringas e cozinha a mistura em uma placa aquecida. O aparelho é ainda equipado com uma espécie de tubo que armazena os ingredientes.
Estes dois protótipos é que deram origem à Digital Chocalatier, impressora de chocolate 3D.
Basta escolher e combinar os ingredientes armazenados para criar os seus doces personalizados.
A interface, possibilita os usuários de salvar e classificar os doces de acordo com a qualidade e com o seu gosto pessoal.
O plano é continuar melhorando esta tecnologia e aumentar a quantidade de ingredientes a utilizar.
Actualmente, a grande dificuldade é, desenvolver válvulas que possam controlar o fluxo de diversos alimentos de forma compacta e fácil de limpar.
O principal desafio é fazer com que a Digital Chocalatier seja fabricada em larga escala e seja usada pelas pessoas em suas casas.


Sem comentários:

Enviar um comentário